Professores em greve invadem Câmara Municipal do Rio de Janeiro


No Rio, profissionais da rede municipal de educação - em greve, ocupam há seis horas o Plenário da Câmara dos Vereadores.
As galerias já estavam lotadas, para a votação do plano de cargos e salários dos professores. Os profissionais da educação não concordam com o projeto, encaminhado pela prefeitura. Dois manifestantes entraram no Plenário e chamaram os demais professores para fazer o mesmo.
Uma moça se jogou da galeria para o Plenário e caiu de mau jeito. Ela torceu o pé e passou boa parte do dia sentada.
Em poucos minutos, o plenário da Câmara dos Vereadores foi tomado pelos professores e a sessão foi suspensa.
A greve na Rede Municipal começou no dia 8 de agosto. Os profissionais de ensino voltaram ao trabalho no dia 11 de setembro e no dia 23 entraram em greve novamente.
O sindicato quer que seja colocada em discussão a proposta elaborada pela categoria. E informou que só vai deixar o Plenário quando o presidente da Casa se comprometer a não votar o projeto da prefeitura.
“Uma medida extrema por força de outra medida extrema provocada pelo prefeito Eduardo Paes quando não se dispôs a negociar esse plano e o encaminhou direto à Câmara Municipal”, declarou Ivanete Conceição, coordenadora-geral do SEPE.
“Ninguém será atropelado. A situação tem ementas, a oposição tem ementas. E todas serão devidamente publicadas, como é determinado, analisadas, discutidas e votadas”, afirmou Jorge Felippe, do PMDB, presidente da Câmara dos Vereadores do Rio.
Do lado de fora da Câmara havia mais 500 manifestantes, acompanhados de perto pela polícia.
A votação do projeto de cargos e salários foi transferida para a próxima terça-feira. O prefeito Eduardo Paes informou que a prefeitura está concedendo aumento de até 60% para os servidores da educação.
Fonte: g1.globo.com