Hauly deixa pasta da Fazenda


O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) não é mais o secretário de Fazenda do governo Beto Richa (PSDB). A informação foi confirmada ontem, um dia após ele ter apresentado na Assembleia Legislativa (AL) o balanço das contas do segundo quadrimestre do ano. Agora ele reassume seu mandato na Câmara Federal, e também já pensa na disputa eleitoral de 2014. 

Hauly negou, entretanto, que a decisão teria sido influenciada pelo desequilíbrio das finanças estaduais dos últimos meses. O governo está a um passo de romper o teto dos gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, segundo sua apresentação na segunda-feira, na AL, a possibilidade de novos cortes dentro do governo não está descartada. 

"Não administro o orçamento, apenas faço os pagamentos. Temos uma restrição mas as finanças do Estado estão equilibradas. Na verdade desde janeiro já vinha conversando com o governador sobre a minha saída. Também já tinha entrado em contato com o Aécio (Neves), presidente nacional do PSDB, para reforçar a oposição e cobrar a reforma tributária no Congresso", afirmou. 

No lugar de Hauly assume a atual procuradora-geral do Estado, Jozélia Nogueira. Ela assumiu a PGE há cerca de um mês, no lugar de Júlio Zem. A posse de Jozélia na Fazenda está agendada para a próxima segunda-feira. Servidora da Procuradoria do Estado desde 1990, Jozélia já havia exercido o cargo de procuradora-geral do Estado, entre abril de 2007 e janeiro de 2008, durante a gestão Roberto Requião (PMDB). "Saio tranquilo do cargo porque ela é muito competente e tem um altíssimo nível, experiência. Fico honrado por ela assumir a secretaria e espero que faça um ótimo trabalho", disse Hauly. O novo procurador-geral do Estado será indicado nos próximos dias. 

O governador não se manifestou sobre a troca na pasta da Fazenda, mas confirmou a saída de Hauly via mensagem no Twitter. No último sábado, durante evento com a presença de Aécio, na capital, o governador foi questionado sobre a especulação em torno de Hauly e afirmou que o deputado tinha "vontade de cuidar de seu mandato" e que estava "promovendo inestimáveis contribuições para o bom funcionamento do governo".

Fonte: Folha de Londrina