Prefeito considera "infeliz" circular que afeta serviços de biblioteca e informática nas escolas de


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), considerou infeliz a forma como foi colocada a circular interna 229/2013, editada no dia 17 de outubro pela Secretaria Municipal de Educação. O documento faz um remanejamento dos professores que atuavam nos serviços de biblioteca e sala de informática, prejudicando o atendimento de das turmas do 1º ao 5º ano da rede municipal.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), considerou infeliz a forma como foi colocada a circular interna 229/2013, editada no dia 17 de outubro pela Secretaria Municipal de Educação. O documento faz um remanejamento dos professores que atuavam nos serviços de biblioteca e sala de informática, prejudicando o atendimento de das turmas do 1º ao 5º ano da rede municipal.
Kireeff afirmou, em entrevista ao portal odiario.com  nesta segunda-feira (21), que determinou que nenhum serviço seja interrompido. "Se houver algum tipo de situação pontual isso precisará ser corrigido. É determinação. Essa foi a orientação. Não é para parar nenhum serviço, seja complementar ou não, parar. Tem que ter continuidade", afirmou.
Em sua página oficial da rede social Facebook, ele destacou que as orientações já foram repassadas para os secretários de Educação, Janet Thomas, de Planejamento, Daniel Pelisson e de Fazenda, Paulo Bento.
"Também para que não haja prejuízo no atual regime de horas atividades dos professores e, finalmente, que haja a máxima racionalidade na utilização dos recursos públicos pois, quanto mais eficiente for a aplicação destes recursos, teremos mais serviços públicos e de maior qualidade", disse o prefeito na rede social.
Procurada nesta manhã, Janet havia informado à reportagem que o remanejamento de profissionais implicaria em uma economia de aproximadamente R$ 1,6 milhão até o final deste ano e que os alunos não seriam afetados com a mudança.
Diversos pais de alunos se manifestaram contrários a decisão e recorreram ao prefeito para ter os serviços regularizados.
Em nota encaminhada à imprensa à tarde, a Secretaria Municipal de Educação justificou o remanejamento dos professores alegando o recebimento e acomodação dos mais de 600 profissionais contratados em 2013, sendo que destes, 434 foram admitidos na rede municipal no segundo semestre.
"A Secretaria de Educação determinou um remanejamento nas escolas, para receber e  acomodar os novos professores e, ao mesmo tempo, otimizar o sistema, reduzindo custos e gerando condições para que oferecermos mais qualidade no ensino", apontou a pasta, que ainda informou que a medida faz parte de um uso racional e responsável dos recursos humanos da Educação.
"No caso das horas extras, foram substituídos profissionais que executavam horas extra por outros profissionais cuja remuneração é menor em razão de estarem há menos tempo no serviço público. Com isso, se reduz custos sem prejuízo algum às atividades complementares", destacou a nota.
O setor de Educação voltou a reafirmar que "não houve e nem haverá prejuízo algum às atividades complementares nas escolas municipais de Londrina, sejam elas atendimento de contraturno, nos laboratórios de informática e nas bibliotecas", bem como também não haverá "prejuízo algum à hora atividade dos professores da rede municipal de ensino".

Fonte: odiario.com