Secretária vai à Câmara prestar esclarecimentos nesta quinta-feira sobre remanejamento de professore


A secretária de Educação, Janet Thomas, deve ir à Câmara Municipal de Londrina nesta quinta-feira (24) para prestar esclarecimentos sobre o remanejamento de professores, que gerou problemas no funcionamento das salas de informática e bibliotecas de escolas municipais.

O Legislativo chegou a aprovar um requerimento de urgência, inscrito por José Roque Neto (PR) e Lenir de Assis (PT), para convocar Janet, porém, a agenda para a a recepção de convidados está ocupada até o início de dezembro. A líder do prefeito, Elza Correia (PMDB), então se comprometeu a levar a secretária em um outro horário, com um tempo menor de discussão.
Uma circular interna (CI) expedida pela pasta da Educação na última quinta-feira (17) e enviada às escolas na sexta-feira (18) gerou uma polêmica. O remanejamento abrupto de professores, com o objetivo de economizar cerca de R$ 1,6 milhão até o final do ano com a diminuição de horas extras, paralisou os serviços de biblioteca e informática em algumas escolas.
Diante da polêmica, a Secretaria da Educação voltou atrás e está analisando cada caso individualmente para evitar transtornos. A presidente da Comissão de Seguridade Social, Lenir de Assis, visitou escolas na terça-feira e se encontrou com Janet Thomas para discutir o assunto.
"Eu vejo que, do ponto de vista da gestão, é claro que a questão da hora extra sobre um salário de quem tem muitos anos de casa acaba pesando, no sentido do valor monetário. O que eu inclusive verbalizei para a secretária é o método como isso foi feito, extremamente em cima da hora, inclusive sem poder preparar os alunos", colocou na manhã desta quarta-feira (23).
Vários estudantes já estavam acostumados com os professores e ficaram chateados com as trocas. Uma criança com deficiência que tinha a mesma tutora há quatro anos perdeu a profissional, o que deixou a família bastante preocupada.
"Isso poderia ter sido amplamente discutido, isso poderia ter sido evitado. Poderia ser uma boa iniciativa no sentido de reorganização, haja vista a vinda desse número significativo de novos professores, mas a metodologia foi inoportuna", avaliou Lenir.
Fonte: londrina.odiario.com