Protesto mundial de trabalhadores da UGT contra Nissan americana chega a Salvador na sexta-feira


Pela primeira vez, Salvador irá aderir a ato em apoio aos trabalhadores da Nissan Mississippi, EUA, que são proibidos pela empresa local de formarem sindicatos e associações, em dissonância com legislação vigente no País. A Nissan mundial tem 68 plantas no mundo e a de Mississipi é uma das únicas que não permitem o sindicalismo. Vale deixar bem claro que a manifestação não é contra a Nissan baiana. Mas a concessionária de Salvador será usada como vitrine.
 
A manifestação, dirigida por Ricardo Patah, presidente nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores), acontece sexta-feira, dia 25, a partir das 11h30, diante da Eurovia Nissan Salvador, av. Antônio Carlos Magalhães, 4.925, bloco B, e terá a participação de trabalhadores da UGT de todo o Brasil, que estarão reunidos desde quinta-feira, no hotel Matiz, no Segundo Congresso do Norte e Nordeste da entidade.

Também estarão presentes sindicalistas americanos da UAW (United Auto Worker), maior sindicato de metalúrgicos dos Estados Unidos, e do SEiU (sindicato dos trabalhadores do setor de serviços). A UGT esclarece que, no Brasil, a Nissan respeita a legislação e os trabalhadores têm o direito garantido pela Constituição de se unir, formar sindicatos e associações. Em entrevista dada ao “The New York Times”, no dia 6 de outubro passado, Ricardo Patah afirmou: “Nós não vamos parar enquanto eles não tiverem um sindicato dentro da fábrica de MISSISSIPPI.”

Fonte: UGT