Servidores do Iapar entram em greve nesta terça-feira em Londrina


Os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vão entrar em greve nesta terça-feira (12). As unidades de Londrina e de todo o Estado vão aderir à paralisação, com o intuito de pressionar o governo a encaminhar a aprovação da nova tabela salarial, parada na Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP).

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias do Estado (Sindpar), Ricardo Moura, informou que a greve foi aprovada na última semana. Após a notícia da manifestação, o governo prometeu encaminhar a questão, mas nada de concreto foi feito.
"Os servidores vêm, há sete meses, tentando negociar a reestruturação dos salários. O sindicato procurou o governador, que determinou a negociação e nos apresentou como interlocutor o secretário da Agricultura. Isso culminou com a uma proposta de tabela salarial muito discutida, mas que está parada", disse na manhã desta segunda-feira (11).
A categoria chegou a paralisar as atividades no final de junho, mas voltou ao trabalho após a promessa do governo. A nova tabela ergue de R$ 900 para R$ 1.600 o piso da categoria e prevê aumentos de 15% a 38% para os servidores mais antigos.
Segundo Moura, na manhã desta segunda-feira, o Sindpar havia chamado uma nova assembleia para discutir a greve, mas ela foi interrompida. "A diretoria do Iapar interferiu de forma truculenta, invadiu a nossa assembleia, ameaçou os servidores e coagiu os estagiários a entrarem no instituto, mesmo sem nenhuma supervisão", colocou.
Fonte: londrina.odiario.com