Câmara de Londrina decide nesta terça-feira se haverá sessões extras em dezembro


A Câmara Municipal de Londrina deve definir nesta terça-feira (26) se haverá necessidade de realizar sessões extraordinárias para votar projetos essenciais ainda em dezembro. É que faltam oito sessões ordinárias para que tenha início o recesso legislativo e há uma fila de projetos, em especial do Executivo, para serem analisados pelos vereadores.

O presidente do legislativo, vereador Rony Alves (PTB), disse que foi cobrada uma relação de projetos que precisam ser votados até o final do ano. "O departamento legislativo etá fazendo este levantamento e vai entregar uma relação de todos os proejtos que estão aguardando para entrar na pauta de votação. Acredito que se houver necessidade, um ou duas sessões no máximo, resolveremos o problema. Mas creio não haver necessidade dessas sessões extraordinárias", comentou à Rádio Paiquerê AM.
O vereador lembrou que as sessões ordinárias devem ser concluídas até o dia 19 de dezembro e que, se houver necessidade de extraordinárias, elas devam acontecer antes do recesso. "Há a possibilidade não fazemos sessões após o dia 19, mas antecipá-las, se necessário. Mas para ter certeza, temos que ter esta relação dos projetos que estão na Casa", salientou.
Rony Alves informou que as sessões do legislativo não podem ser encerradas antes da votação da Lei Orçamentária de 2014 e o Plano Plurianual, que estabelece o mntante que o prefeito poderá aplicar no ano seguinte. "Sem estes dois projetos, não é possível haver o recesso. Mas estes projetos já tiveram as audiências públicas e devem ser votados dentro da oportunidade. Outros projetos também devem ser votados ainda nas sessões ordinárias", salientou.
A preocupação do vereador é com os projetos que chegam de última hora para serem votadas pelos vereadores - como ocorreu em gestões anteriores - e que acabam sendo aprovadas sem uma discussão apropriada, principalmente com a sociedade. "Se ele for polêmico e merece discussões, deve ser apresentado com antecedência. Porque a sociedade quer participar destas discussões, querem tomar conhecimento e participar efetivamente. Para que nenhum projeto seja votado no apagar das luzes e não tragam dúvidas à socieade, estamos pedindo uma relação de projetos antecipadamente", afirmou o presidente do legislativo.
Fonte: londrina.odiario.com