Educadores dos CMEIs de Curitiba decidem manter paralisação


Após assembleia realizada na tarde desta terça-feira (26), educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba resolveram continuar, por tempo indeterminado, a greve iniciada na manhã desta terça. A igualdade em relação aos professores e pedagogos das escolas municipais, redução da carga horária de 40 horas semanais para 20, cumprimento do piso salarial, eleição de diretoria, além de aposentadoria especial estavam entre as reivindicações da categoria.
Em uma reunião realizada com a vice-prefeita Mirian Gonçalves (PT) e a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet, por volta do meio-dia, três itens da pauta dos educadores foram atendidos pela administração municipal, segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Ana Paula Cozzolino. “Avançamos em alguns pontos: eleição para diretor, aposentadoria especial e cumprimento da hora- permanência. Há compromisso da prefeitura nesses três pontos”, afirmou Ana Paula ao G1.
Porém, como não houve “avanços concretos” em relação à redução da carga horária sem prejudicar os alunos, a greve vai continuar, ainda conforme a coordenadora.
A Prefeitura de Curitiba informou que dos cinco mil educadores que compõem o quadro da educação infantil municipal, 37% aderiram à paralisação nesta terça-feira. Dos 197 CMEIs da rede, 12 suspenderam as atividades por falta de servidores.
A administração municipal reafirmou a postura de diálogo que mantém com os educadores e demais categorias de servidores públicos desde o início da atual gestão e que está em processo de elaboração um novo plano de carreira para os educadores.
De acordo com a prefeitura, esse plano está sendo discutido com o sindicato da categoria e abrange, entre outros aspectos, a valorização do profissional com curso superior, acelerando o crescimento na carreira, e o incentivo à formação dos demais, por meio de oferta de cursos de Pedagogia a partir de 2014.
Um concurso público para contratação de novos educadores será aberto, permitindo a implantação gradativa dos 33% de hora-permanência a partir de abril de 2014. Segundo a prefeitura, isso significa que haverá redução da carga horária do educador com as crianças e garantia de tempo para planejamento de atividades e estudo.
Ainda será criada, conforme a administração municipal, uma equipe de educadores volantes nos núcleos regionais de educação para substituição de profissionais licenciados. A Prefeitura de Curitiba também garantiu que estuda a extensão para os educadores da aposentadoria especial concedida aos professores.
Fonte: g1.globo.com/pr