Professores da Universidade Estadual de Londrina suspendem indicativo de greve


Os professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) suspenderam o indicativo de greve nessa quinta-feira (28), depois do governo pagar a segunda parcela do reajuste de 7,14%, referente à equiparação salarial. O acordo fechado em 2012 prevê o pagamento anual em quatro parcelas para atingir 31,73%.

O reajuste atende a uma demanda atinga da categoria pela equiparação dos vencimentos dos docentes com os dos servidores técnicos da UEL. O presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Público Estadual de Londrina (Sindiprol/Aduel), Nilson Magagnin Filho, informou que o pagamento foi feito retroativo ao mês de outubro.
Agora, a categoria inicia uma segunda negociação com o governo referente aos índices de reajuste para formação. "Na terça-feira (3), temos uma reunião com o secretário para o governo nos apresentar um estudo de impacto sobre a implantação do aumento do incentivo dos professores, daquele percentual que eles ganham quando fazem especialização, mestrado e doutorado", disse.
Atualmente, o salário sobe em 20% para especialistas, 45% para mestres e 75% para doutores. Um trabalho em grupo chamado pela própria Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 2011, que contou com a participação dos sindicatos, previa o aumento desses índices para 45%, 60% e 100%.
Fonte: londrina.odiario.com