Prefeito abre discussão sobre a planta de valores do IPTU


O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff levantou nas redes sociais uma discussão sobre a alteração na planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com ele, a Prefeitura tem buscado outros meios de incrementar a arrecadação tributária do município, aumentando a capacidade orçamentária. Porém reconhece que sem o reajuste na planta de valores, a arrecadação não será muito alterada.

O prefeito entende que é imprescindível valorizar os bons pagadores e punir os inadimplentes. Nesse sentido, sancionará na segunda-feira (9), às 10h, no seu gabinete, a lei 11.954/2013, que estipula o desconto de 10% para quem realizar o pagamento do IPTU no primeiro vencimento, em cota única, e desconto de até 5% no último vencimento, para quem também pagar em cota única. O contribuinte que não optar por esse tipo de pagamento poderá parcelar o valor.

Kireeff faz questão de ouvir os contribuintes sobre a situação. “Nós precisamos avaliar a opinião dos nossos cidadãos. Temos recebido sugestões muito relevantes, que colaboram para a eficiência da administração e, com certeza, serão levadas em conta na hora da tomada de decisões.”

O prefeito ressaltou que sabe da necessidade do aumento da arrecadação. “Entendemos que é preciso um estudo para que sejam realizadas as adequações e as correções na planta de valores. Mas se o reajuste, na planta de valores, for o caminho para ajustar as contas do município, nós precisaremos fazer. Queremos melhorar cada vez mais os serviços oferecidos, e isso passa pelo aperfeiçoamento do modelo de arrecadação.”

Fonte: Prefeitura de Londrina