Chuva derruba muro de cemitério e alaga postos de saúde em Londrina


Londrina ainda contabiliza danos causados pela forte chuva que atingiu a cidade nos últimos dias. Parte do muro do Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte, caiu e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram alagadas.
Cerca de 20 metros do muro foram derrubados por conta da enxurrada provocada pela forte chuva de quarta-feira (1º). De acordo com a superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Sônia Gimenez, todo o entulho gerado pela queda do muro foi retirado na tarde desta quinta-feira (2).
A superintendente explicou que esta é a terceira vez que a mesma região do cemitério sofre com queda do muro. “Isso ocorre porque aquela é uma área de declive que sofre com a falta de um bom sistema de escoamento da água do interior do cemitério.”
Para resolver o problema, Sonia disse que a Secretaria de Obras, em parceria com a Acesf, deve realizar a construção de galerias pluviais e bueiros no interior do Cemitério Jardim da Saudade. No entanto, ainda não há data definida para o início das obras. “A administração anterior até chegou a realizar obras de galerias, mas não foi suficiente. Agora, a meta é construir galerias que realmente resolvam o problema do escoamento de água.”
Postos de Saúde
Nos postos de saúde do conjunto Ruy Virmond Carnascialli, Milton Gavetti, Armindo Guazzi e San Izidro o atendimento foi suspenso parcialmente, por causa do excesso de água nas salas. Por isso, apenas atendimentos básicos como aferição de pressão e entrega de medicamentos foram realizados nesses locais.
A Secretaria de Saúde orienta que pacientes que puderem aguardar o atendimento devem procurar os postos apenas nos próximos dias. Para os casos de urgência, é necessário se dirigir ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), na região central de Londrina.
Ponte do Córrego Lindóia
Uma ponte localizada no prolongamento não asfaltado da Avenida das Maritacas, na zona leste de Londrina, também foi danificada pelas chuvas e foi interditada.
Segundo a Prefeitura de Londrina, a enxurrada removeu o suporte da cabeceira interrompendo a passagem de veículos e de pessoas. Na tarde desta quinta-feira (2), homens e máquinas da Prefeitura trabalhavam no local para fazer os reparos necessários para que o restabelecimento do trânsito ocorra em breve.
A ponte é a principal ligação da região de chácaras Três Figueiras e o bairro Jardim da Urca. Cerca de 200 pessoas dependem do acesso.
Fonte: Jornal de Londrina