Carteiros platinenses entram em greve


Os 15 carteiros de Santo Antônio da Platina entraram em greve na manhã desta terça-feira, 21. Às 10h30, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicações Postais (Sintcom-PR) fechou a entrada do prédio, localizado na rua Marechal Deodoro, com faixas. A intenção é manter a paralisação por dois dias. Caso os problemas não se resolvam, a greve será por tempo indeterminado. 
Desta vez, as reivindicações não são por melhorias salariais, e sim por melhores condições de trabalho. A categoria reclama do imóvel atual, que é pequeno, sem ventilação e com escada para acessar para o departamento de distribuição. Segundo os carteiros, todos os volumes, incluindo caixas grandes e pesadas são carregadas para o andar superior através da escada. Não existem rampas nem elevador. O diretor do Sinticom de Curitiba, André Ricardo, disse que há quatro anos os funcionários vêem reivindicando um lugar melhor. Os Correios contrataram uma empresa para construir um imóvel adequado aos serviços. O prédio está pronto, mas a direção dos Correios se recusa a fazer a mudança alegando que a construção ficou 150 metros quadrados maior do que o esperado, e por isso, recusaram as novas instalações, contou.
O novo imóvel dos Correios fica na esquina da avenida Oliveira Mota com a rua Artur Franco, em frente ao Cemitério São João Batista
Os carteiros contam que além de terem que carregar os volumes nos braços pela escada, tanto na subida como na descida, a sala de distribuição tem ventilação precária. dos quatro ventiladores, só um funciona, e mesmo assim, às vezes ele para. As janelas têm grades afixadas no lado de dentro, o que dificultaria uma fuga no caso de incêndio, contaram os trabalhadores, que querem uma solução imediata para o problema. Há quatro anos estamos pedindo essas melhorias. Nesse período, deu-se início a construção do novo prédio. Agora, que ele está pronto, não podemos mudar. Isso é um desrespeito. Não se pode deixar funcionários trabalhando em condições tão precárias, disseram.
O Sintcom-PR aguarda em dois dias, uma posição da empresa. Queremos que a direção dos Correios nos dê uma posição a respeito do assunto. Se eles disserem que vão encontrar outro local ou readaptar esse mesmo prédio, nós esperaremos, mas queremos que eles se comuniquem conosco e que cumpram o prometido. Os carteiros estão trabalhando em condições desumanas, disseram os sindicalistas.
O secretário de finanças do Sintcom, Alexandre Basílio, explicou que a paralisação foi notificada dentro da lei, através de edital. Nesta segunda-feira, uma equipe da direção dos Correios de Londrina esteve aqui para tentar evitar a paralisação, e ameaçaram os trabalhadores de perderem diversos benefícios caso aderissem ao movimento. Isso é um absurdo, uma falta de respeito ao ser humano, desabafou.
O gerente eventual da agência de Santo Antônio da Platina, Antônio Arcângelo, recebeu a reportagem, mas preferiu não comentar o assunto.

Fonte: http://www.tanosite.com/