Funcionários dos Correios entram em greve


Os trabalhadores dos Correios de Londrina e de Curitiba aprovaram ontem greve por tempo indeterminado a partir de hoje. A decisão foi tomada em assembleias realizadas ontem à noite pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) nas duas cidades. 

O movimento acontece ao mesmo tempo em vários Estados. O motivo da paralisação, segundo o secretário de imprensa do Sintcom-PR, Wilson Dombrovski, é o descumprimento do dissídio coletivo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) com a criação do Postal Saúde, que é considerado pela categoria uma espécie de "terceirização" do plano de saúde dos trabalhadores. 

Segundo Dombrovski, com a mudança, os trabalhadores vão ter que pagar mais pela assistência de saúde. 

O diretor do Sintcom Região Norte, Fabiano Silvério, explicou que hoje os trabalhadores não pagam mensalidade do plano de saúde, apenas 10% a 20% sobre o valor de cada procedimento médico utilizado. 

Dombrovski disse que um trabalhador com salário bruto de até R$ 1.500 com 44 a 48 anos de idade teria que pagar hoje uma mensalidade de R$ 131 no novo sistema. Atualmente, os Correios empregam cerca de 6.700 trabalhadores no Estado. 

Os Correios informaram através da assessoria de imprensa que irão responder qualquer questão pontual caso ocorra a greve. A categoria já tinha entrado em greve no ano passado, entre setembro e outubro.

Fonte: Folha de Londrina