Alongamentos reduzem dores na coluna durante o trabalho


Trabalhadores que passam todo o expediente sentados geralmente sofrem com dores nas costas. Segundo a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro, o incômodo e as dores são causados pela compressão da coluna. Para minimizar os danos para o corpo, ela recomenda alongamento sem tempo marcado. 

"Você pode ter um alívio dessa pressão sobre a coluna se você puder se levantar, alongar-se e andar quando sentir necessidade", afirma.

A compressão da coluna acelera o desgaste da região lombossacral e interfere também no funcionamento do sistema gastrointestinal. De acordo com a médica, passar horas sentado pode, além das dores locais provocadas, aumentar a possibilidade de prisão de ventre.

Maria conta que o organismo humano fisiologicamente precisa se mover e pode ser melhor trabalhado com a prática de esporte e de atividades físicas. Entretanto, ela reafirma que a ginástica laboral - prática comum em empresas que adotam exercícios físicos - provoca mais estresse por ser obrigatória e reduzir o tempo do próprio trabalhador.

Para que as pessoas possam se exercitar, destaca a médica, é necessário que haja tempo e condições adequadas, no próprio ambiente de trabalho e em locais de lazer, como parques e praças.

"Isso exige, inclusive, melhoria nos meios de transporte para que as pessoas não precisem ficar muito tempo no trânsito. Quando nós falamos de saúde não nos referimos só a hospitais, mas também falamos de boas condições de trabalho e tempo para cada um se cuidar", explica.

Fonte: RBA