Servidores tinham que dar parte do salário para chefes no PR, diz Gaeco


O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) confirmou, nesta quarta-feira (5), um esquema de repasse de dinheiro entre servidores da Prefeitura de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná. Um diretor municipal foi preso em flagrante, no fim desta tarde, recebendo uma quantia irregular. Ele foi encaminhado para a delegacia do município, onde permanece preso.

Segundo o delegado do Gaeco Elmano Ciriaco, responsável pela operação, servidores de cargos comissionados eram coagidos a dar parte do salário para representantes do alto escalão de secretarias municipais de Campo Mourão. Nesta quarta-feira, um servidor entregava R$ 70 ao chefe. Abordado pelos policiais, ele confirmou que era obrigado a repassar parte do que recebia.
O esquema se configura crime de concussão, de acordo com o delegado, quando se exige dinheiro ou vantagem em razão da função que se ocupa. A pena prevista, caso a infração seja comprovada, é de dois a oito anos de detenção.
A investigação deve continuar nos próximos dias, para que os outros envolvidos também sejam identificados e presos, afirma Ciriaco. "Já temos outros nomes suspeitos em sigilo. Precisamos, agora, confirmar quem encabeçava o esquema. Sabemos que esse dinheiro era repassado para as secretarias, para pessoas do alto escalão da prefeitura. Temos que prender o mentor de tudo isso", diz o delegado.
Além do crime de concussão, os envolvidos também serão denunciados por formação de quadrilha, de acordo com o Gaeco. Os servidores que repassavam o dinheiro eram vítimas e não tinham ligação com os atos dos criminosos, garante Ciriaco. "Se eles não dessem parte do salário para os diretores, corriam o risco de perder o emprego. Portanto, não serão presos ou julgados pelo crime".
Fonte: http://g1.globo.com/pr