Alunos Especiais e a nova visão da administração municipal para 2014


*Desabafo de uma professora da rede municipal de Londrina

O aluno especial “com diversas limitações e dificuldades de aprendizagem” tem seu direito garantido por lei a uma professora de apoio, especializada para acompanhá-lo no período que ele permanecer na escola.
No entanto, a atual gestão, visando desonerar a folha de pagamento (suprimindo horas extras dessas profissionais mais habilitadas , de longa carreira na Rede Municipal e por consequência mais valorizadas), propõe que a partir deste ano, os alunos especiais sejam acompanhados por “estagiárias , professoras com laudo médico,portadoras de transtorno mental ,depressão ,etc ou ainda por professoras iniciantes “desconsiderando, além de tudo, o lado humano da educação, visto que estes mesmos alunos no início do ano, demandam de um longo período de adaptação com a professora que o acompanhará no decorrer do ano, exigindo conhecimento, estratégias e muita habilidade  dela.
Quando todos os obstáculos parecem transpostos e as dificuldades de entrosamento sanadas, chega o término do ano letivo e com ele a ruptura desses laços criados entre professora e aluno.
Esta professora que investiu em capacitação, especializando-se, pós graduando-se para melhor atender o aluno, vê-se desapontada porque será substituida por outra profissional de custo bem menor.
Então sou tomada de indignação e me pergunto se valeu a pena tanto investimento em capacitação profissional se quando seu trabalho se torna mais caro para o patrão ele simplesmente o descarta e o substitui por mão de obra barata? Qual é o incentivo que esta profissional tem em se aprimorar?
Enfim, esta professora não poderá mais acompanhar seu aluno que se desenvolveu , mostrou grande progresso no ano que se passou e poderia apresentar uma evolução maior ainda se o trabalho não fosse interrompido.
O aluno especial, além de toda dificuldade que ele carrega, ainda precisará passar novamente por outro longo período de adaptação com outra pessoa.
Causa-me profunda estranheza porque esta mesma administração, em recentes promessas de campanha garantia avanços , modernidade e eficiência para a Educação, mas o que se vê, sim, é um retrocesso  sem tamanho adotando-se tais medidas.
Se pretendemos ver a Educação em Londrina com índices satisfatórios e desejáveis há que se repensar tais atitudes.

Obs: Os recursos utilizados para cobrir a folha de pagamento dos professores da Rede Municipal são originários do FUNDEB.

Fonte: Blog Pacoca com Cebola