Calor fecha agĂȘncias bancĂĄrias e indĂșstrias


Em meio a uma onda histĂłrica de altas temperaturas pelo paĂ­s, o desconforto causado pelo calor fez com que indĂșstrias e serviços fechassem as portas em vĂĄrios Estados do paĂ­s.
As temperaturas no ambiente de trabalho recomendĂĄveis pela Associação Brasileira de Normas TĂ©cnicas (ABNT) ficam entre 23ÂșC e 26ÂșC no verĂŁo e entre 20ÂșC e 22ÂșC no inverno.
Falhas na refrigeração e recordes de calor, no entanto, tĂȘm feito locais de trabalho superarem em muito a recomendação da entidade.
BANCOS FECHADOS
Ao menos 50 agĂȘncias bancĂĄrias foram fechadas por falhas ar-condicionado neste ano na capital paulista, em Campinas, em Piracicaba e em Santos.
Segundo sindicato dos bancårios, 188 queixas em relação a calor foram registradas desde o início do ano. O sindicato afirma que, além dos funcionårios, clientes reclamavam.
O mal-estar se deve ao fato de que, em ambiente fechado sem ar-condicionado, nĂŁo hĂĄ a troca do ar interno pelo ar da rua, o que leva a um acĂșmulo de gĂĄs carbĂŽnico (CO), segundo a Abrava (associação brasileira de refrigeração). Isso pode causar tontura e dor de cabeça.
As falhas tĂȘm acontecido com mais frequĂȘncia porque atĂ© 90% das instalaçÔes de ar-condicionado sĂŁo projetadas para aguentar temperaturas externas de, no mĂĄximo, 34ÂșC, diz o gerente de engenharia da WH Engenharia, MĂĄrcio Berto.
Na sexta passada, o Inmet em SĂŁo Paulo registrou a maior temperatura para um mĂȘs de fevereiro: 36,4ÂșC (a quinta maior da histĂłria de todos os meses).
FORNO NA FÁBRICA
Em Caxias do Sul, polo industrial gaĂșcho, a situação provocou a paralisação de metalĂșrgicos.
Na fabricante de implementos rodoviĂĄrios Guerra, os trabalhadores pararam por duas horas, e a empresa decidiu conceder intervalos de dez minutos por turno para que o funcionĂĄrio deixe o ambiente da fĂĄbrica.
O sistema de bebedouros foi revisto e chegaram freezeres para gelar a ĂĄgua.
Outras medidas adotadas por empresas na cidade foram a troca das telhas dos galpÔes e a instalação de climatizadores, de acordo com o sindicato.
Caxias do Sul fica na serra gaĂșcha, regiĂŁo conhecida por ter algumas das temperaturas mais baixas do paĂ­s no inverno. Nos Ășltimos dias, as mĂĄximas ficaram sempre acima dos 30ÂșC.
Em Rio Grande (litoral sul), os termĂŽmetros superaram os 35Âș e os cerca de 8.000 trabalhadores do polo de produção de plataformas de petrĂłleo tambĂ©m pararam nos Ășltimos dias, diz o sindicato.
Fonte: Uol