VOLTA ÀS AULAS - A primeira impressão da escola faz toda a diferença


Na semana retrasada, a maioria das escolas públicas e particulares retornou às aulas, antecipando o início do calendário escolar devido à Copa do Mundo, que será realizada de 12 de junho a 13 de julho. E como sempre, a expectativa para o ano que se inicia é grande, algumas vezes até provocando um pouco de ansiedade nos alunos. Além de uma nova sala de aula, professores, disciplinas e amigos novos mexem com a emoção dos pequenos; toda iniciativa para minimizar a ansiedade e estimular o gosto pelos estudos é válida. 

Na Escola Municipal Ruth Lemos, no Jardim Luiz de Sá (Zona Norte), cerca de 800 alunos dos períodos matutino e vespertino (incluindo alunos da educação infantil 6/EI6) tiveram uma "acolhida" especial: no primeiro dia de aula, no dia 3 de fevereiro, eles foram recepcionados por dois artistas circenses, com roupas e maquiagem coloridas e até pernas de pau – resultado de uma parceria com o Zircus Espaço Cultural, de Londrina. 

Pais e alunos se surpreenderam com diversas estripulias na entrada principal da escola. Sob um sol escaldante, não faltaram sorrisos e até gargalhadas com as graças da dupla divertida. 

No primeiro horário, durante uma hora, os alunos ainda puderam contar com uma trilha sonora bem animada, nos alto-falantes da escola, que alegrava o ambiente enquanto pais e filhos olhavam atentamente as listas com a relação de nomes e salas, expostas nas paredes da escola. Frases motivacionais também chamavam a atenção. 

Já na sala de aula, olhares atentos dirigidos à nova professora. Em algumas salas, os pais fizeram questão de ficar junto dos filhos para receberem juntos as orientações gerais da escola: não levar celulares para a escola, não utilizar bonés nem mascar chicletes durante a aula. Conferir os materiais de cada aluno também fez parte da tarefa do dia. 

"É a segunda vez que realizamos essa acolhida diferenciada e o retorno tem sido muito bom, tanto por parte dos alunos quanto dos pais. É uma forma de darmos as boas-vindas e estimular os estudos; a ideia é que tenham uma visão positiva do ambiente escolar", explica a diretora Ivanete da Silva Teixeira. Segundo ela, o índice de evasão escolar tem se mantido reduzido na escola e, de modo geral, os pais têm incentivado os filhos a estudarem. No ano passado, apenas dois alunos evadiram e 42 estudantes reprovaram. 

"A participação dos pais poderia ser melhor, mas a grande maioria participa. Temos uma associação de pais e mestres atuante e conseguimos diversas benfeitorias em consequência dessa parceria, como a grade de ferro recentemente colocada na lateral dos fundos da escola. A próxima meta é melhorar o circuito de câmeras de segurança", observa Ivanete. 

A atendente de telemarketing Greiciele Cristina Arena afirma que a "recepção diferenciada" ajudou a driblar a ansiedade ao deixar pela primeira vez na escola a filha Gabrielly Beatriz Arena Ferreira, de 5 anos. "Ela está animada com tudo, mas eu estou bem nervosa. Hoje saí mais cedo do trabalho para que pudesse trazê-la no primeiro dia. Antes ela ficava com a minha mãe", diz. 

Já a auxiliar de serviços gerais Josiane de Cássia da Silva estava mais tranquila. Mãe do estudante David da Silva Ribeiro, de 10, que estuda na escola desde o primeiro ano, ela conta que ele estava ansioso para voltar às aulas, ainda mais que este é o seu último ano na mesma escola. No ano que vem, ao passar para o sexto ano, ele terá que se mudar para uma escola estadual. "Ele é bem estudioso e caprichoso. Sempre digo para ele que estudar é muito importante para um futuro melhor e a recepção de hoje deixou o ambiente da escola mais gostoso. Até eu fiquei com vontade de voltar a estudar", almeja Josiane, que estudou até o segundo ano do ensino médio e pretende concluí-lo em breve. 

Fonte: Folha de Londrina