Polícia Civil do Paraná negocia com o governo, e encerra paralisação


Os policiais civis do Paraná encerram na tarde desta quinta-feira (20) a paralisação que havia sido deflagrada desde a 0h. A decisão foi tomada após reunião com o governador Beto Richa (PSDB), que, segundo a categoria, sinalizou positivamente para as quatro principais reivindicações dos policiais.
De acordo com o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), o retorno às atividades ocorreu com a condição que, até o dia 14 de março, esteja em andamento satisfatório o cumprimento das promessas feitas pelo governador. Nesta data, nova assembleia deve avaliar o cenário, e, se necessário, “radicalizar” os protestos, acampando em frente ao Palácio Iguaçu.
O pagamento e a efetivação de promoções pendentes desde 2012 estão entre os pontos requisitados pela categoria. Segundo o Sinclapol, a expectativa é de que as promoções de 2012 sejam pagas em março, e as de 2013 sejam efetivadas até o mês de maio. Essas mudanças abrem automaticamente vagas para os mais de 400 policiais aprovados em concurso, que ainda não foram nomeados – o concurso vence em julho.
A expectativa é de que também seja aprovado o novo estatuto da categoria, e que as carceragens das delegacias do estado sejam esvaziadas até o fim de 2014. De acordo com o sindicato, Richa se comprometeu a retirar 30 presos por dia das delegacias de Curitiba, esvaziando as carceragens da capital em 40 dias. Na sequência, o mesmo procedimento deve ser feito na Região Metropolitana, e nas delegacias do interior do estado.
O quarto ponto é o início da discussão sobre um novo salário para os policiais civis, sobre a qual o Richa se dispôs a acionar a Secretaria de Administração do governo.
Fonte: g1.globo.com/pr