Câmara aprova contas de Barbosa


Com a abstenção do presidente Rony Alves (PTB), a Câmara de Londrina aprovou ontem as contas da prefeitura referentes ao ano de 2011, na gestão de Barbosa Neto (PDT). Rony tentou convencer os vereadores a remeter para o Tribunal de Contas (TC) do Paraná o parecer do órgão favorável à aprovação, junto com apontamentos sobre problemas ocorridos naquele ano, para só então devolver à pauta do Legislativo as contas do ex-prefeito. 

Apesar do parecer do TC opinando pela aprovação ou pela rejeição das contas do Poder Executivo, são as Câmaras Municipais que têm o poder de aprovar ou desaprovar os gastos de um prefeito em determinado ano. A rejeição culmina com a perda dos direitos políticos por oito anos. 

As contas de 2011 de Barbosa já estavam na pauta da sessão ordinária da última terça-feira, mas foram retiradas por sugestão de Rony para mais análises. Na ocasião, outros vereadores concordaram que a documentação é de difícil compreensão e que seria prudente novas avaliações. 

Ao comentar as contas do ex-prefeito, ontem, Rony sugeriu a remessa das contas de volta ao TC com apontamentos para esclarecimentos devido a problemas ocorridos na gestão de Barbosa. "Penso que seria de alto comprometimento dessa Casa, ainda que o TC aponte a aprovação", disse o vereador, que foi voto vencido.

Fonte: Folha de Londrina