Policiais federais fazem dois dias de paralisação; apenas confecção de passaportes é mantida em Lond


Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal de Londrina estão com os serviços paralisados entre esta terça (25) e quarta-feira (26). Apenas 30% do efetivo será mantido para atender serviços emergenciais e a confecção de passaportes agendados. A categoria está em frente à delegacia da Rua Tietê com faixas, cartazes e camisetas do "SOS Polícia Federal".

O representante do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef), Rogério Alcântara Rodrigues, explicou que a paralisação faz parte de um calendário aprovado em janeiro nacionalmente. No primeiro mês do ano, a categoria fez um dia de greve, em fevereiro serão dois e três em março.
"A nossa pauta é a mesma em muitos anos. A gente vem discutindo com o governo porque nós não temos as nossas atribuições definidas por lei. Veja você que a gente trabalha em cima de uma portaria do Ministério do Planejamento de 1989 e todo funcionário público só pode fazer o que a lei manda", argumentou.
Os policiais querem melhorias nas condições de trabalho e remodelamento da carreira, com a aprovação de uma lei orgânica. Eles justificam que a falta de uma legislação específica impacta inclusive nos salários, já que os profissionais têm curso superior e recebem subsídio compatível a cargos de ensino médio.
"O governo reconhece nossa pauta, mas não aplica. A Polícia Federal está com seu corpo todo desmotivado, não tem produzido mais a contento. Se nesse tempo não acontecer uma evolução das negociações com o governo, a gente vai sentar novamente e fazer uma nova votação que pode evoluir para uma intensificação das paralisações ou até mesmo greve", disse.
Fonte: londrina.odiario.com