Servidores da Saúde anunciam greve


Os servidores estaduais da Saúde entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de 18 de março. A paralisação foi definida no último dia 20, mas ganhou força após a aprovação, pela Assembleia Legislativa (AL), do projeto de lei que institui a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas). 

Enquanto o Poder Executivo argumenta que a nova entidade, de direito privado e sem fins lucrativos, irá agilizar o atendimento, os trabalhadores dizem que o órgão representa a privatização do setor. 

Segundo a diretora-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde), Elaine Rodella, mais de mil funcionários devem cruzar os braços em todo o Estado. Em Londrina, a paralisação deve atingir cerca de 700 servidores, nos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul e na 17ª Regional de Saúde. 

A pauta de reivindicações inclui itens como plano de cargos e carreiras, pagamento de promoções e progressões atrasadas e reajuste de 30%, mais a data-base. O SindSaúde deve manter 30% de cada área em funcionamento. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que não foi notificada sobre a greve. Também declarou que a administração está elaborando um projeto para criar o quadro próprio dos servidores, o que facilitaria a concessão das progressões na carreira.

Fonte: Folha de Londrina