Três creches podem parar por falta de pagamento em Londrina


Por causa de atraso no pagamento dos salários dos professores, três Centros de Educação Infantil (CEIs) vão paralisar as atividades a partir das 7h desta sexta-feira (14). As creches são a CEI Menino Jesus, CEI Guiomar Moreira e CEI Ana Provoller. Com isso, 360 crianças devem ficar sem atendimento.

De acordo com informações do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (Sinpro), o salário dos 33 professores da entidade está atrasado desde fevereiro. E os representantes das CEIs disseram que o não pagamento se deve ao atraso na liberação da documentação por parte da prefeitura.
Já sobre o reajuste de toda a categoria profissional, o Sinpro comunica que as negociações salariais com o Sindicato das Entidades Mantenedoras (Secraso) permanecem sem um consenso.
Com este cenário, o Sinpro não descarta a possibilidade de uma paralisação geral nas creches, provocando um cenário semelhante ao registrado em abril de 2013, quando os professores de 60 creches saíram às ruas protestando pelos baixos salários e deixando cerca de 9.500 crianças sem atendimento.
Para este sábado (15), a partir das 9h30, está agendada uma assembleia com a categoria e a direção do sindicato para avaliar o andamento das negociações e debater as próximas ações.
Creches paralisadas a partir de sexta-feira
CEI Menino Jesus
198 crianças
20 professores
Endereço: Rua Orlando Silva, 536 - Santa Izabel
CEI Guiomar Moreira
72 crianças
05 professores
Endereço: Rua José Martins De Oliveira, 255 - Conjunto Mister Thomas
CEI Ana Proveller
90 crianças
08 professores
Endereço: Rua do Pelicano, 53 - Jardim Paraíso
Fonte: londrina.odiario.com