Trabalhadores dos Correios no PR voltaram ao trabalho nesta sexta-feira


Uma parte dos trabalhadores dos Correios que fizeram uma greve havia 42 dias retornaram ao trabalho nesta sexta-feira (14) como havia determinado o Tribunal Superior do Trabalho (TST). O sindicato diz que a decisão de cumprir a sentença foi tomada em assembleia nesta quinta-feira, que aprovou ainda a elaboração de uma carta de repúdio ao tribunal. Os Correios ainda não sabem quanto tempo levará para normalizar os atrasos nas entregas.
A informação do retorno ao trabalho foi confirmada pelo Diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), Wilson Dombroski. “Vamos fazer a carta de repúdio para nos manifestarmos contra a forma como conduziram o julgamento, sem sensibilidade aos trabalhadores. É preciso deixar claro que o tribunal não considerou a greve ilegal, mas abusiva. No TST ficou certo que serão descontados 15 dias no pagamento do mês de abril e vamos discutir agora como serão os critérios para fazermos esses ajustes.”
Nas contas dos Correios, cerca de 5% de todos trabalhadores aderiram ao movimento. Por causa disso, 840 mil objetos postais estão com a entrega atrasada no estado. Para termos de comparação, são entregues, todos os dias no Paraná, 1,3 milhão de correspondências. Caso voltem na sexta, os 790 mil objetos acumulados devem ser entregues e a situação normalizada até este sábado (15).
A decisão
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou nesta quarta-feira (12) abusiva a greve dos funcionários dos Correios. Por unanimidade, os ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos também decidiram cortar 15 dias do salário dos empregados referente ao mês de abril. Dos 42 dias parados, os trabalhadores devem fazer a compensação de 27 dias. A greve ocorria porque os funcionários alegavam que os Correios violaram cláusulas do plano de saúde. Os ministros do TST entenderam que não houve descumprimento da cláusula que trata do tema.
Fonte: Jornal de Londrina