Salário de professores sob regime PSS sairá na terça


O primeiro salário dos cerca de 22 mil professores e funcionários contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para 2014 pelo governo do estado deverá ser efetivado apenas na próxima terça-feira, o décimo dia útil de março. Grande parte desses profissionais começou a trabalhar em fevereiro e até agora não recebeu a remuneração. Para efetuar o pagamento dos salários, Secretaria de Estado da Educação (Seed) solicitou uma folha complementar para a Secretaria da Administração ainda em fevereiro.
Entre os professores que estão com o salário atrasado, os sentimentos são de frustração e indignação pela falta de pagamento, além do medo de se identificarem e perderem o emprego.
Em nota divulgada em fevereiro, a Seed justifica a demora na remuneração por uma incompatibilidade entre o sistema que gera o pagamento dentro do prazo normal e as demandas de docências, que só podem ser definidas após o período de matrícula. Na época, a chefe de recursos humanos da pasta, Graziele Andriola, explicou que os professores efetivos recebem em fevereiro o mesmo valor pago em janeiro, exceto o referente a férias, e correções são efetuadas retroativamente, em março. Os profissionais contratados pelo PSS não têm suprimento em janeiro e o sistema fecha automaticamente uma semana depois da geração de demanda para digitação de dados como turno e número de aulas atribuídos para cada profissional. Por isso, é preciso pedir uma folha complementar.
Fonte: Jornal de Londrina