Vida saudável contra o câncer


Só quem já passou por um câncer sabe o que isso realmente representa. O gerente de vendas aposentado Leopoldo Truber Fuck, de 69 anos, já enfrentou câncer de próstata e agora está em tratamento contra uma Leucemia Mieloide Crônica. As últimas sessões de quimioterapia oral e os bons resultados apresentados pelos exames de sangue fazem com que ele se sinta ainda mais motivado a cuidar da saúde. 
"Não adianta viver muito e não ter qualidade de vida", diz ele, que emagreceu 14 quilos em seis meses, frequentando a academia de ginástica três vezes por semana e fazendo acompanhamento com nutricionista. Apesar de sempre ter se preocupado com a saúde, ele assume que só agora está fazendo tudo da forma correta. 
A Organização Mundial da Saúde aponta que dentro de 20 anos deve ser registrado aumento de 57% dos casos de câncer no mundo. A boa notícia é que grande parte pode ser prevenida. E o caminho para isso é justamente seguir a rotina de Leopoldo Fuck: hábitos e alimentação saudáveis. 
Pesquisas mostram que o envelhecimento e o fator genético estão diretamente relacionados ao aparecimento da doença, especialmente nos casos de câncer de intestino e de mama – que possuem forte ligação com a questão hereditária. O médico oncologista Júlio Cézar Ferreira Batista, gerente técnico da Santa Casa de Londrina, observa que há cinquenta anos não havia tantas pessoas com câncer porque a expectativa de vida da população era baixa e "não dava tempo" do câncer se desenvolver. "Quanto mais velha a pessoa, maiores são as chances de aparecer um tumor", afirma. 
Apesar dos estudos apontarem aumento no número de casos de câncer, alguns tipos da doença estão em queda. Segundo Batista, esta é a situação do câncer de pulmão, que tem afetado menos pessoas especialmente por conta da redução no número de fumantes nos últimos anos. O médico alerta, no entanto, que não é apenas o tabaco que provoca este tipo de doença. "Respirar em grandes cidades é prejudicial à saúde por conta do excesso de poluição e das partículas cancerígenas expelidas por veículos e indústrias", aponta. Ele informa que a poluição traz uma infinidade de substâncias que interferem nas células e podem desencadear a multiplicação desordenada, dando origem ao câncer. 
A poluição aliada à qualidade dos alimentos consumidos traz, conforme as pesquisas, números mais elevados dos casos de câncer nos grandes centros do que nos municípios de interior. O médico lembra que quanto mais fresco é o alimento, mais vitaminas ele possui e maiores são os benefícios trazidos ao sistema imunológico que combate e elimina todos os dias células que se multiplicam inadequadamente no organismo. 
Ele destaca os prejuízos do uso excessivo de agrotóxicos e da industrialização dos alimentos. "Muitos produtos passam por processos e recebem conservantes, que ajudam a manter a boa aparência dos alimentos, mas são nocivos ao organismo", ressalta. 
Recentemente a obesidade também é apontada como fator de risco para o aparecimento de alguns tipos de câncer. O oncologista explica que pessoas obesas possuem entre duas e três vezes mais chances de apresentarem tumores do que a população que mantém o peso ideal. Neste caso, a prática de exercícios é uma das formas de prevenção. "Quando fazemos exercícios produzimos substâncias que estimulam o sistema imunológico e, consequentemente, protegem o organismo", afirma Batista. 
Fonte: Folha de Londrina