Greve na saúde vai atingir hospitais Zona Norte e Zona Sul em Londrina a partir de terça-feira


Inicia nesta terça-feira (18) em todo o Paraná a greve dos servidores da Saúde. Em Londrina, os Hospitais Zona Norte e Zona Sul, bem como os serviços da 17ª Regional, serão afetados com a mobilização. A Secretaria Municipal de Saúde orienta pacientes a buscar os postos de saúde para procedimentos durante o dia e a as Unidades Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Pronto Atendimento do Jardim Leonor para atendimento 24h.

A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada em virtude da falta da criação de plano de carreira aos trabalhadores, pauta apresentada ao governador Beto Richa (PSDB) no primeiro ano de gestão, em 2011. Esta e mais outras 13 linhas de frente pontuam a pauta de reivindicações a categoria, que ainda cobra reajuste da data-base mensal mais aumento real, pagamento de promoções e progressões atrasadas e a não realização de terceirização e privatização da saúde, entre outros pontos.
Em Londrina, a semana já começou complicada para quem fez a busca direta dos hospitais Zona Norte e Zona Sul, uma vez que nesta segunda-feira (17) o atendimento foi restrito para pacientes encaminhados por ambulância. A superlotação das unidades e as condições precárias de serviço culminaram para o fechamento dos espaços. O Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (SindSaúde) aponta que sequer há serviço de lavanderia, que é terceirizado pelo governo do Estado. Com isso, os internados não têm como fazer a troca de roupa ou de lençol, por exemplo. Na terça, apenas 30% dos servidores garantirão o atendimento no HZS e HZN. 
Confira a pauta dos servidores:
1. Contra a terceirização e privatização da saúde pública e dos serviços públicos - Secretária disse que o projeto seguiu todos os trâmites legais.
2. Reajuste e incorporação da GAS - Não haverá incorporação e o reajuste, se acontecer, deve se restringir ao valor aplicado na data-base.
3. Reajuste da data-base mais aumento real - As análises do governo começam em abril.
4. Aprovação e implementação do PCCV com 30 horas - O governo ainda vai apresentar uma proposta, muito diferente da esperada pela categoria.
5. Pagamento das promoções e progressões atrasadas - Sem previsão de pagamento.
6. Implantação da aposentadoria especial - Sem previsão.
7. Luta pelo reenquadramento - Sem previsão. Secretaria alega entraves burocráticos.
8. Revisão do cálculo da hora extra - Nada feito. Mesmo com as juras de comprometimento da secretária Dinorah.
9. Licença-maternidade e licença saúde contam no estágio probatório -Sem previsão.
10. Ampliação do auxílio transporte - Sem previsão.
11. Alteração da lei do vale alimentação - Sem previsão.
12. Revisão do decreto que rege o pagamento de diárias - Sequer lembravam-se dessa pauta. Nada novo.
13. Aprovação e implementação do Projeto de lei sobre Saúde do Trabalhador- Nada novo.
14. Realização de concurso público para ingresso no Estado - Dizem que vão fazer concurso, mas pra contratar pela CLT. Não pra nomear estatutário.
Veja as orientações da Secretaria Municipal de Saúde:
Devido ao anúncio de paralisação dos servidores dos hospitais estaduais da zona norte e zona sul em Londrina, com possível início nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde, orienta que:
- Os pacientes dos prontos atendimentos devem se dirigir para as unidades municipais;
- Para atendimentos 24 horas os pacientes devem se encaminhar à Unidades de Pronto Atendimento (UPA); Pronto Atendimento Municipal (PAM), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Pronto Atendimento do Jardim Leonor, localizadas nas regiões central e oeste;
- Para atendimento até as 23 horas os pacientes podem se dirigir ao Pronto Atendimento do Jardim Maria Cecília e União da Vitória, na zona norte.
A Secretaria de Saúde informou que as escalas de serviço das unidades foram reorganizadas a fim de garantir um bom atendimento à população. 
Fonte: londrina.odiario.com