Servidores fazem ato para pressionar governo


A mobilização de servidores públicos em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba, não ficou restrita aos funcionários da Educação. Trabalhadores das áreas da Saúde e da Segurança também participaram do ato. 

As categorias cobram, entre outros pontos, progressão de carreira e melhorias no atendimento à saúde. 

Os servidores fazem parte do Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne 16 sindicatos dos funcionários públicos do Paraná. Entre as reivindicações junto à Secretaria de Administração e Previdência do Estado (Seap), está a implantação de um novo plano de saúde para os servidores, em substituição ao Serviço de Assistência à Saúde (SAS), considerado precário pelos funcionários. 

De acordo com o membro da comissão de saúde do FES, Idemar Wanderley Beck, o atual modelo não atinge todos os municípios do Estado. "O governo emprega mal o dinheiro do SAS. Dos 400 mil usuários que deveriam ser atendidos em 2013, só 234 mil tiveram atendimento. Para se ter uma ideia, hoje no Estado apenas 8% dos municípios são atendidos pelo SAS", explicou. 

Um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa no final de fevereiro visa criar um modelo de serviço de saúde que resgate o antigo Instituto de Previdência do Estado (IPE), desativado no início dos anos 2000, com coparticipação na gestão da verba. 

A Seap informou que o governo vai voltar a se reunir com os representantes do FES para avançar nas negociações para implantação de um novo modelo de gestão da saúde.

Fonte: Folha de Londrina