Educadoras se acorrentam em frente à Prefeitura e anunciam greve de fome


Os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, que estão em greve desde o dia 18 de março, fazem uma nova manifestação em frente à Prefeitura da capital, desde ontem à noite. Depois que foi cancelada uma audiência com o prefeito Gustavo Fruet, seis educadoras decidiram se acorrentar e iniciar uma greve de fome em frente ao prédio da prefeitura desde 21h30 de ontem (sexta-feira). As profissionais ainda permanecem no local na manhã de hoje. 

A promessa é permanecer na rampa de acesso à entrada principal da prefeitura até que consigam uma resposta do prefeito. A Justiça determinou o fim da greve e decidiu aplicar multa diária de R$ 80 mil em caso de descumprimento da ordem judicial. No entanto, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuc) decidiu manter a paralisação. A principais reivindicações da categoria são plano de cargos e carreira igual a do magistério, reajuste salarial e a redução da carga horária de trabalho de 40 para 30 horas. 

Através de nota, a Prefeitura de Curitiba, reafirmou o compromisso com a valorização dos educadores. Esclareceu que a proposta sempre foi o plano de cargos e salários, a hora-atividade e aposentadoria, e não a redução da carga horária. Informou ainda que em nenhum momento se recusou a discutir o assunto e que as portas estão abertas para uma reunião com o sindicato dos trabalhadores a partir da próxima segunda-feira.

Fonte: www.folhaweb.com.br