Elza Correia deixará liderança de Kireeff na próxima segunda-feira em Londrina


A vereadora de Londrina, Elza Correia (PMDB) deixará, na próxima segunda-feira (31), a liderança do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) na Câmara Municipal. Ela esteve à frente do cargo por um ano e três meses, dando lugar para o novato Fábio Testa (PPS), o Professor Fabinho.

"O período acertado com Kireeff era de um ano. Aceitei, porque era um período bastante difícil. O prefeito estava sem nenhum vereador eleito pela Casa e entendi que naquele momento, ao ser convidada, era de sair em defesa de Londrina e ajudar o prefeito. Foi um período de muito trabalho, muito compromisso e positivo", avaliou Elza na tarde desta sexta-feira (28).
Entre os destaques da sua atuação, a vereadora ponderou as discussões sobre aprovação de novas vagas para Saúde e Educação, aporte financeiro e também da doação de áreas para empresários. "A Casa não gosta muito desse tipo de projeto e tudo que entra em regime de urgência não é simples. É uma prerrogativa, desde que justificada", apontou.
Além disso, também entrou em destaque a mudança para o fim da apresentação de projetos com vício de iniciativa. "Se os projetos tivessem mérito e entendidos e contemplados pelo Governo, era preciso dar crédito aos vereadores. Isso foi bem aceito pelos dois lados", comentou.
A liderança do prefeito também trouxe ao Legislativo a presença intensa de secretários municipais para ampliar o debate junto aos parlamentares. "Essa interlocução é muito boa. É claro que também coloquei meu posicionamento. Já problemas que ainda precisam de melhorias, como a questão orçamentária, estruturação do Ippul, por exemplo e também a aprovação do Plano Diretor. Acho que minha posição com o Kireeff sempre foi muito sincera. Ele é uma pessoa bastante receptiva, aceita críticas construtivas", disse.
Sobre a organização do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Elza demostrou inconformismo com a falta de servidores e verba para o órgão responsável por trabalhar a situação urbanística e ocupação da cidade. "É um orçamento pífio, de R$ 3,5 milhões. Menor até que de pastas como do Idoso, não desmerecendo o trabalho da secretaria", lembrou. A vereadora tem acompanhado de perto a falta de estrutura do Ippul com a Comissão de Trabalho da Câmara, que trabalha para tentar solucionar os problemas com a emissão de alvarás para diversos empreendimentos na cidade.
Sobre a chegada do Professor Fabinho na liderança, ela comentou que estará disponível para ajudar no que for preciso e colocou a inexperiência do vereador. "Ele é muito inexperiente, o que é natural. É o primeiro mandato dele. Mas é um vereador que tem posições, que quer acertar e fazer tudo muito positivo. Eu deixo a liderança, mas não deixo o compromisso com o Governo. Acho saudável essa troca e por mim deveria haver quatro líderes, um para cada ano de mandato", destacou. 
Fonte: londrina.odiario.com