Encontro de servidores públicos em Londrina


ervidores públicos de mais de 20 municípios paranaenses participaram do 1º Encontro Regional dos Servidores Públicos do Norte do Paraná, promovido pelo SINDSERV -Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Londrina, (filiado à UGT- União Geral dos Trabalhadores),  em parceria com a FESMEPAR- Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná  e a UGT-PARANÁ. O encontro foi coordenado pelo presidente da Regional Norte da UGT –PARANÁ, Marcelo Urbaneja e uma equipe jurídica, administrativa e de imprensa.
 
Abrindo o encontro Marcelo Urbaneja apresentou a proposta da UGT de unir os sindicatos em prol do fortalecimento dos servidores públicos municipais. Ele também disponibilizou a estrutura da central para assessorar os trabalhadores dispostos a criar entidades sindicais dos servidores, e lutar por melhorias salariais e sociais nas cidades onde ainda não há sindicato da categoria.
 
Durante o evento elos importantes foram firmados, como por exemplo, o sindicato de Carlópolis (PR), que filiou-se à FESMEPAR e à UGT no mesmo dia. Dirigentes e representantes sindicais de mais de 20 cidades estiveram presentes, participando ativamente das palestras e debates.
 
O evento contou com a palestra do assessor administrativo, Roberto de Melo Lima, que esclareceu muitas dúvidas, e principalmente, apresentou informações importantes sobre questões municipais, entre elas a LDO (Lei de diretrizes orçamentárias), PPA (Plano Plurianual), LRF (Lei de responsabilidade fiscal) e Medicina e Saúde do Trabalho.
 
Na área jurídica o advogado José Augusto Barbosa, falou sobre a criação e manutenção de um sindicato. Barbosa falou ainda sobre a atuação do departamento jurídico de um sindicato e as várias questões jurídicas confrontadas nas rotinas sindicais.

 
Fonte: UGT Paraná