Após assalto e ameaça de paralisação, UBS do Leonor terá reforço na segurança


Após a ameaça dos médicos de paralisação no atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas do Jardim Leonor, na zona oeste de Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou um reforço emergencial na segurança da unidade no final da tarde desta terça-feira (22). O posto de saúde foi invadido por homens armados na madrugada do último domingo (20).
A informação sobre uma possível paralisação no atendimento pelos médicos foi divulgada em plenário pelo vereador Vilson Bitencourt (PSL), integrante da Comissão de Seguridade Social da Câmara, em sessão na tarde desta terça.
O diretor de urgência e emergência em saúde do Município, Eduardo Cristofoli, informou no fim da tarde que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo um plano emergencial com a Defesa Social para que guardas municipais façam a segurança nos postos. "Conseguimos uma viatura para o Leonor hoje", garantiu.
Segundo Cristofoli, por enquanto, os guardas vão atuar de forma emergencial para permitir que o atendimento na UBS 24 horas ocorra "sem conflitos, com qualidade e segurança". O diretor de urgência e emergência disse que o assalto à UBS do Leonor motivou a medida, mas que a intenção é estendê-la para outras unidades de saúde.
O assalto
Dois homens armados invadiram a UBS do Jardim Leonor por volta das 2 horas de domingo (20). Eles roubaram carteiras e telefones celulares dos servidores que estavam de plantão.
A informação é de que os assaltantes estavam atrás do carro de um dos médicos e que essas ocorrências são frequentes naquela unidade. “Acontece frequentemente de arrombarem carros de médicos dentro do estacionamento”, declarou o vereador Vilson Bitencourt, durante discurso no plenário da Câmara nesta terça.
Depois do assalto, os funcionários paralisaram o trabalho na UBS até as 7 horas, quando trocou o plantão. Ainda de acordo com o vereador, que acompanha o caso, um diretor da Secretaria de Saúde teria trabalhado durante a madrugada como plantonista na unidade porque o médico de plantão não teria comparecido por causa da falta de segurança.
Fonte: Jornal de Londrina