Coletores de lixo aceitam proposta e suspendem indicativo de greve


O indicativo de greve dos trabalhadores da limpeza pública do município de Londrina, marcada para iniciar na sexta-feira (2), foi suspenso. Em uma audiência de conciliação do dissídio coletivo, o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação (Siemaco) aceitou a proposta da empresa prestadora do serviço, a Paviservice Engenharia e Serviços Ltda, que eleva o salário inicial para R$ 1.138,50, a partir de 1º de maio. 
Ficou acertado reajuste salarial de 12,5% e aumento de 17,5% no ticket-refeição. O acordo foi aprovado em assembleia dos trabalhadores e homologado na tarde desta quinta-feira (30) na 8ª Vara do Trabalho de Londrina. 
Também está no acordo que o trabalho prestado aos sábados e feriados poderá ter início antecipado para as 18 horas. Os coletores de lixo poderão otimizar seus serviços com o "amontoamento", desde que não haja impedimento dos órgãos ambientais. A empresa se comprometeu a colocar na frota 18 caminhões novos, que já venham de fábrica com estribos de acordo com as regras do Inmetro. Nove caminhões serão trocados até o final de maio e outros nove até o final de julho. 
Os coletores foram representados pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Pública, Limpeza Urbana e em Geral Ambiental, Áreas Verdes, Zeladoria e Serviços Terceirizados de Londrina e Região – SIEMACO. Os ajustes feitos com a empresa servirão para compor novo acordo coletivo, com data de vigência a partir de hoje.
Fonte: Redação Bonde com TRT-PR