Prefeito cria comitê para acompanhar gastos


A exemplo do que fez nos primeiros dias de mandato, no ano passado, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), criou um conselho especial de Gestão Orçamentária e Financeira, que irá analisar e eventualmente vetar gastos na prefeitura. O objetivo é evitar deficit no final do ano e até mesmo a possível falta de recursos para pagar o funcionalismo. "A intenção do prefeito é agir com precaução evitando o máximo possível de gastos", disse o secretário de Fazenda, Paulo Bento, integrante do comitê. 

Composto também pelos titulares das secretarias de Governo, Gestão Pública, Planejamento, Controladoria e Procuradoria Geral, o comitê foi criado por decreto publicado na quarta-feira no Jornal Oficial e começou a trabalhar ontem. Conforme a publicação, o comitê deve acompanhar e propor medidas relativas a questões orçamentárias e financeiras, visando o equilíbrio das contas; propor análise dos contratos vigentes, visando à otimização dos recursos; apresentar medidas direcionadas à contenção de despesas; propor auditorias; analisar a viabilidade de contratações de servidores; e apresentar ao prefeito panorama econômico-financeiro das contas públicas, subsidiando a tomada de decisões. 

Na prática, os secretários vão analisar todas as solicitações das demais pastas sobre contratação de servidores, autorização para horas-extras e contratos que saiam da rotina ou com valores elevados. "Vamos vetar gastos a partir de uma análise técnica, mas a palavra final será do prefeito", explicou Bento. "Há risco sim de faltar dinheiro no final do ano: a arrecadação não aumentou, mas os gastos sim, como a contratação de mil servidores no ano passado." 

O secretário disse ainda que não se trata de contingenciamento. "Com este controle rigoroso, queremos justamente evitar um contingenciamento", declarou. "Às vezes, os secretários, no anseio de fazer "sua secretaria girar" acabam solicitando gastos, mas o comitê irá analisar se a despesa é realmente necessária." O comitê financeiro criado em 2013, segundo Bento, encerrou seus trabalhos ainda naquele ano.

Fonte: Folha de Londrina