Eleitor aponta saúde como maior problema da cidade


Pesquisa do Instituto Multicultural divulgada ontem pela Rádio Paiquerê AM demonstrou estabilidade na aprovação do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), após 500 dias de governo. Na simulação de votos para as eleições de outubro, o pré-candidato tucano ao governo do Paraná, Beto Richa, tem 48,5% da preferência dos participantes. A sondagem ouviu 602 entrevistados entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com confiabilidade de 95%. 
Em relação a Londrina, 52% dos entrevistados disseram aprovar o governo municipal, número apenas 0,7 ponto percentual superior à última pesquisa, realizada no final de dezembro, após um ano de governo. A desaprovação cresceu de 33,7% para 36,5% e o número de pessoas que não souberam responder caiu de 15% para 11,5%. A nota dada pelos londrinenses ao prefeito passou de 5,8 para 6,0. Ele teve menores notas nas zonas norte e oeste, de 5,7; no centro e zona leste, obteve 6,3; e na região sul, 6,2. 
A sondagem também revelou que para 69% dos entrevistados a saúde é o maior problema da cidade, seguido da segurança (8,5%), trânsito (7,5%), pavimentação (5%), limpeza pública (4%), educação (2,5%). Coleta de lixo, funcionalismo e outro obtiveram 1% cada. A avaliação positiva foi para a cidade: 83,5% dos entrevistados consideram Londrina um cidade boa (47,5%) ou ótima (36%) e apenas 16,5% avaliam negativamente. 
Outubro
No cenário estadual e nacional, a pesquisa confirma a rejeição do londrinense ao Partido dos Trabalhadores (PT). As pré-candidatas petistas ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann, e à presidência, Dilma Rousseff, se saíram mal ante os adversários tucanos. 
O governador Beto Richa, se a eleição fosse hoje, teria 48,5% dos votos; Gleisi, 15,5%; o senador Roberto Requião (PMDB), 11%; Joel Malucelli (PSD), 1,5%. Dez por cento dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém e 18,5% não souberam responder. 
Apesar de ser o preferido do londrinense, Beto caiu na avaliação geral de seu governo: em relação à última pesquisa, a aprovação (aqueles que acham o governo bom ou ótimo) passou de 50,5% para 45,5% e a desaprovação (ruim ou péssimo) subiu de 12% para 17%. O número de pessoas que acham o governo regular ficou em 30%.
Fonte: Folha de Londrina