Servidores da Embrapa vão paralisar atividades na quarta-feira em Londrina


Cerca de 300 funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) da unidade de Londrina vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (28), data da 8ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial. O protesto, aprovado em assembleia na manhã desta segunda-feira (26), tem início às 8h em frente à unidade da Embrapa Sopa. Apenas os serviços essenciais serão mantidos.

A última reunião dos trabalhadores ocorreu em 21 de maio, mas segundo o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Claudemir Gaia, a empresa não apresentou novidades na proposta, alegando que não consegue mais recursos para atender a pauta dos trabalhadores.
Na ocasião, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) teve que ser prorrogado mais uma vez, até o dia 13 de junho. "Eles querem aumentar a nossa contribuição do plano de saúde de 2% para 3,5%, sendo que o reajuste do IPCA do período fica em 6,29%. Mas a categoria não quer isso", comentou. Gaia ainda pontuou que esta condição não compensa aos trabalhadores, já que com os custos com o plano, o ganho seria de quase 1,5%.
O ideal, segundo o sindicato, é manter o percentual de 2% de contribuição ao plano de saúde, com o aporte financeiro dos recursos faltantes pela Embrapa, assim como já é previsto o Estatuto a Casaembrapa.
"Essa proposta foi apresentada para as 42 bases no país e acabou com rejeição na maioria delas. Foram 39 contra e em apenas uma houve a aprovação. As demais não realizaram assembleia ou não mandaram a ata a tempo", explicou o secretário-geral do Sinpaf.
Além dos percentuais, os servidores ainda lutam para manter antigos benefícios que teriam sido retirados ao longo dos anos, como o retorno do parcelamento de férias e também do adiamento para todos os empregados, independente de idade; isonomia da folha de pagamento para todos os servidores, entre outras medidas. 
Fonte: londrina.odiario.com