Servidores da Saúde e da Educação paralisam atividades em Guarapuava


Servidores municipais da Educação e da Saúde de Guarapuava, na região central do Paraná, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (29). Eles pedem a revisão de tabelas dos servidores do Quadro Geral e da Educação, a implantação imediata do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Saúde, auxílio-transporte, fim do assédio moral, contratação de profissionais somente por concurso público, além de aumento de salário. Pela manhã, os trabalhadores se reuniram no Centro da cidade para uma manifestação.

Nos postos de saúde dos bairros, há panfletos na recepção comunicando que o serviço está restrito. Nesta quinta-feira, não há agendamento de consulta, apenas atendimento para casos de urgência. Entretanto, há locais em que os portões estão cadeados.
A maioria das escolas municipais e dos Centros de Educação Infantil (Cmeis) também está fechada. Em Guarapuava, há 59 instituições municipais de ensino. Segundo o Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug), 80% aderiram à paralisação.
Ainda de acordo com o sindicato, as negociações com a administração pública já começaram e, na sexta-feira (30), a situação voltará ao normal.
Fonte: g1.globo.com/pr