Governo do Estado libera mais recursos para as escolas


As escolas da rede estadual de educação recebem nesta quarta-feira (4) mais R$ 4,2 milhões para investir em serviços de rotina. O valor é referente à segunda parcela da cota normal de serviço, do Fundo Rotativo. Com esse depósito e mais os quatro já repassados da cota de consumo, as escolas receberam neste ano quase R$ 25 milhões em recursos para o dia a dia.

Com o dinheiro na conta das escolas, os diretores podem contratar serviços para pequenos reparos como consertos elétricos, hidráulicos, limpeza da caixa d'água e licenças de software de recursos humanos para organizar os horários escolares: aula dos professores, turno dos agentes educacionais e outros. 

“Os valores são geridos de maneira descentralizada, pelas direções das escolas, após aprovação do plano de aplicação pela comunidade”, explicou o coordenador de Apoio Financeiro à Rede Escolar da Secretaria da Educação, Manoel José Vicente. 

Até o final do ano ainda serão liberadas mais seis cotas consumo e outras duas cotas para serviços. Os recursos da cota de consumo podem ser utilizados para aquisição de materiais de expediente e limpeza, por exemplo. Também podem ser aplicados no desenvolvimento de ações pedagógicas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias