Política Nacional Segurança e Saúde do Trabalhador será atualizada


A Comissão Tripartite de Segurança e Saúde no Trabalho (CT-SST)  formou um grupo de trabalho  para atualizar a  Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador  (PNSST).  A decisão ocorreu nesta terça-feira (3), em  sua 29ª reunião, em Brasília.  O Ministério Público do Trabalho (MPT) participa da comissão por meio da Coordenadoria Nacional  de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) como  observador e convidado da bancada de governo.   “O plano é importante para  estipular uma política de estado  para  segurança e saúde do trabalhador  e o MPT tem papel importante nessa implantação”, disse o coordenador da Codemat, procurador do Trabalho Philippe Gomes Jardim. 


A Comissão foi instituída através da Portaria Interministerial n.º 152, de 13 de maio de 2008, dos Ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde, com o objetivo de avaliar e propor medidas para a implementação no país da Convenção n.º 187 da OIT, que trata da Estrutura de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho.
 
O objetivo da comissão é rever e ampliar a proposta de Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador  (PNSST), assim como elaborar um plano de segurança e saúde no trabalho que articule as ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador; a estruturação de uma rede integrada de informações em saúde do trabalhador, entre outras questões. 

Sua composição tem seis representantes do governo federal, seis  dos empregadores e seis  dos trabalhadores. Compete aos ministérios a sua coordenação, em sistema de rodízio anual. A próxima reunião será coordenada pelo Ministério da Saúde, que substituirá o Ministério do Trabalho e Emprego. 
Fonte: MPT