BATERIA RECARREGADA - Descansar para produzir


Em um mercado cada vez mais competitivo, muita gente acaba trabalhando em excesso em busca de resultados pessoais e para as empresas. A maioria se esquece, porém, que uma pausa é sempre importante. Estudos científicos apontam que descansar melhora o rendimento dentro das corporações. 
As férias não precisam ser de um mês ou 15 dias para serem benéficas. Uma pesquisa da Universidade de Tampere, na Finlândia, demonstrou os benefícios que dez ou cinco dias de férias proporcionam aos trabalhadores. Os pesquisados reportaram que se sentiram mais energizados, mais felizes e menos tensos com a pausa. E o mais interessante é que em ambos os períodos de férias, curtos ou longos, o resultado foi o mesmo. 
"Pequenas pausas são tão efetivas quando grandes pausas. Se a pessoa souber aproveitar bem um fim de semana ou dois ou três dias de um feriado prolongado já faz bastante diferença. O fato de você passar o final de semana sem ligar o computador, por exemplo, já proporciona um relaxamento", garante Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade e autor de diversos livros sobre o tema. 
O consultor ressalta que não é trabalhando mais que as pessoas vão produzir mais. Quando a carga de tarefas é muito pesada e os períodos de descanso são raros, o trabalhador se mostra improdutivo, desfocado e mentalmente esgotado. Para ele, pequenos momentos de descanso podem ser muito positivos. Uma alternativa é tirar férias regulares e mais curtas. Muitas empresas permitem esse tipo de acordo. "Além de recuperar a capacidade produtiva, a pessoa melhora o físico, o emocional e o espiritual. Pequenos períodos de tempo ajudam a aumentar o nível produtivo e a fazer mais com menos", aponta Barbosa. 
Atoladas nos afazeres e responsabilidades do mundo corporativo do dia a dia as pessoas não percebem o quanto a rotina desgastante tem diminuído a sua produtividade. E isso é um grande problema, que pode resultar em um alto grau de estresse ou até mesmo em uma doença mais grave. "É preciso entender os sinais e a partir daí estabelecer seus limites. Se o rendimento não é o mesmo de antes, é o momento de parar, observar e criar um diferencial no dia a dia. Pequenas pausas, planejar melhor e colocar um pouco mais de equilíbrio na sua rotina", ensina o especialista. 
A famosa "cochilada" depois do almoço é considerada, por uma série de pesquisadores, benéfica para aumentar a produtividade diária das pessoas. Outras atitudes também podem proporcionar ganhos semelhantes, como, por exemplo, ver uma série da TV, ler um livro ou ouvir música.
Fonte: Folha de Londrina