Negociação empaca e Sindserv cobra valorização de servidores da Prefeitura de Londrina


Terminou sem acordo o sexto encontro entre o Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ) e o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), realizado na última sexta-feira (6). Em cerca de três horas de reunião, a mesma alegação do município: não há dinheiro para recuperar 28% em perdas salariais obtidas pelos trabalhadores entre os anos 2000 e 2008, durante a gestão de Nedson Micheleti (PT).

"Nós queremos documentos que comprovem que a prefeitura não tem condições de atender a pauta. Até agora, só falam na falta de recursos", disparou o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja. O principal questionamento do sindicato é com o saldo positivo da administração no primeiro quadrimestre de 2014 - superávit foi de R$ 77 milhões. Em 2013, o balanço do mesmo período ficou em R$ 27 milhões.
As contas não andam tão mal como a prefeitura faz questão de destacar. Os secretários, principalmente. É claro que a cidade tem outras demandas, mas o prefeito tem que valorizar o servidor", comentou. 
Uma nova conversa foi agendada para a próxima terça-feira (17). Por ora, o sindicato acredita em uma negociação amigável. "Enquanto existir diálogo não vamos sair da mesa. Queremos evoluir nessa conversa. A pressão só existe quando a gente percebe que não há mais alternativa", colocou Urbaneja.
O reajuste de 28% é pleiteado para cerca de 4.500 servidores com diploma do Ensino Superior como médicos, dentistas e professores. Em 2013, aproximadamente 2.300 trabalhadores obtiveram recomposição de 37% em perdas salariais.
Fonte: londrina.odiario.com