Funcionários dos Correios de SP iniciam paralisação de 24 horas


Os funcionários dos Correios da Grande São Paulo aprovaram em assembleia, na noite desta terça-feira (24), paralisação de 24 horas. Segundo nota publicada no site do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo (Sintect-SP), a paralisação começou às 22h e vai terminar à meia-noite de quarta (25).
As principais reivindicações da categoria são o aumento na escolta para entregadores, realização de concurso público para suprir a necessidade de funcionários afastados, aumento também no número de carteiros e o pagamento da PLR, a participação nos lucros da empresa, que está atrasado.
“Normalmente eles pagam em abril. Mas até agora não falaram nada, quando vai pagar, quanto vai pagar. Já estamos quase em julho e ainda não sabemos”, disse antes da assembleia realizada á noite, Douglas Mello, diretor de imprensa do sindicato.
De acordo com o Sintect-SP, a região conta com mais de 22 mil funcionários.
Em nota, os Correios consideraram a paralisação injustificada e afirmaram estar em constante conversa com os funcionários. Segundo a empresa, medidas de segurança já foram implantadas como escoltas armadas e o uso de chips nos veículos. A questão PLR também já teria sido debatida com o s sindicatos.
“O pagamento da PLR foi debatido em quatro encontros com os sindicatos e os Correios acataram a maior parte das reivindicações dos trabalhadores. Em assembleia, 15 sindicatos aprovaram a proposta 2013 e três reprovaram. Os Correios também buscaram negociar o programa inclusive com a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT)”,  diz a nota.
Manifestação
Além da paralisação, a categoria convocou manifestação e passeata para a manhã desta quarta na região central, a partir da Rua Martins Fontes.
Fonte: g1.globo.com