Motoristas e cobradores voltam ao trabalho


Depois de um dia de catraca livre, na quinta-feira, e outro sem nenhum ônibus circulando na cidade (ontem, até a determinação que obrigou a volta da circulação dos ônibus), acabou a greve no transporte público de Curitiba. A partir da zero hora deste sábado ônibus e micro-ônibus da cidade voltariam a circular com frota completa, após acordo firmado entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região, a prefeitura da capital paranaense e as empresas que operam o sistema, em audiência de conciliação que durou toda a tarde, no Tribunal Regional do Trabalho. 

Com dissídio coletivo acordado em março, os motoristas e cobradores decidiram parar por conta do descumprimento de algumas cláusulas, como o pagamento de abono e o reajuste da cesta básica. Eles reivindicam ainda o cumprimento da lei que proíbe a dupla função de motoristas que atuam também como cobradores em micro-ônibus da cidade, melhoria das condições de trabalho nas estações- tubo, onde alegam ficarem expostos ao frio e ao calor e terem dificuldade para utilizar o banheiro, além da falta de segurança. Os motoristas pediram ainda para não serem mais descontados por pequenos danos nos ônibus, como quando danificam pneus por rasparem na calçada, e nem quando são vítimas de assaltos. 

Com a promessa das empresas de cumprirem o dissídio coletivo e da prefeitura de tomar ações imediatas para melhorar as condições de trabalho e a garantia de que os dias não trabalhados entre esta quinta e sexta-feira não serão descontados, motoristas e cobradores decidiram voltar ao trabalho. 

A audiência foi acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho, que propôs a criação de uma comissão composta por representantes das empresas, dos trabalhadores e do Poder Público para discutir as melhorias nas condições de trabalho dos cobradores.

Fonte: Folha de Londrina