Assembleia aprova aumento auxílio-transporte e mais hora-atividade


A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (2) o aumento do valor do auxílio transporte para funcionários das escolas estaduais e o pagamento aos professores da parcela complementar da hora-atividade. Os projetos envidados pelo Governo fazem parte de acordos negociados com a categoria. 

Com a aprovação dos deputados, a Secretaria de Estado da Educação implantará em agosto uma compensação financeira para os professores pela fração de 3,3% de hora-atividade. Com isso, pela primeira vez na história do magistério estadual, os professores terão, no mínimo, 33,3% de hora-atividade, levando em conta a jornada de regência de classe. 

“Hora-atividade e equiparação salarial são conquistas históricas para os professores do Paraná e fruto de décadas de luta. Tenho muito orgulho de ter participado das negociações e dos diálogos que levaram nosso governo a implantar esses avanços em menos de quatro anos”, afirma o governador Beto Richa. 

A fração de 3,33% de hora-atividade será efetivada na distribuição das aulas do ano que vem, o que significará que para cada 13 horas na sala de aula com alunos os professores da rede estadual terão 7 horas disponíveis para atividades que não envolvem interação com aluno, como preparação de aulas, por exemplo. 

Hoje os professores já contam com 30% sobre a o tempo de aula (14 aulas com alunos e 6 sem interação). “Nossa gestão é responsável por quase metade da hora-atividade dos professores do Paraná. Cerca de 13,3% dos 33% do tempo de hora-atividade foram implantados nestes últimos três anos e meio. Ou seja, asseguramos numa única gestão o que outras levaram até 12 anos para implantar”, destacou o secretário de estado da Educação, Paulo Schmidt. 

AUXÍLIO-TRANSPORTE - Outro projeto do Governo que foi aprovado é o auxílio transporte dos funcionários, que passará de R$ 250,48 para R$ 360,74. O aumento de 44% passa a valer em outubro próximo e beneficia cerca de 19 mil servidores da Educação. 

Fonte: Agência Estado