Servidores vão acompanhar execução de devedores de IPTU em Londrina


Um convênio entre a Prefeitura e o Fórum de Londrina promete acelerar a execução de contribuintes que devem tributos para a administração municipal. Um grupo entre quatro a seis servidores passará a acompanhar os processos já julgados para dar sequência a penhora de bens junto à Justiça.

O município não divulgou a quantidade de procedimentos que culminarão para a penhora. Também não foram informados os valores das transações. O secretário municipal de Fazenda, Paulo Bento, no entanto, disse apenas que o volume é grande e significativo para as contas públicas.
Ele comentou nesta sexta-feira (25) que o município trabalha na cobrança dos inadimplentes, mas que o procedimento é lento e que demanda de um "mutirão" para melhorar o andamento. "É preciso ter um contato direto. Saber o que está precisando andar, se é na parte de documentação em cartório, correspondência. Esperamos com esse mutirão dar uma alavancada nas cobranças desses processos já julgados", afirmou.
Uma das orientações é para que o contribuinte busque solucionar a dificuldade junto a Secretaria Municipal de Fazenda e verificar as melhores condições de quitar as dívidas.
Para dar conta de comunicar os inadimplentes, a administração passou a contar com um serviço de call center. "É uma opção que ajuda bastante. Encaminha o contribuinte para os serviços e faz o alerta", pontuou. Uma das preocupações, segundo Bento, é sobre a dificuldade de encontrar empresas - ora porque faliram ou então porque não se encontram mais no mesmo endereço cadastrado na prefeitura.
Fonte: londrina.odiario.com