Servidores municipais fazem greve em São Miguel do Iguaçu


Servidores públicos municipais de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, paralisaram as atividades por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (15). Cerca de 100 servidores ocuparam a frente da prefeitura da cidade, com faixas, durante a manhã.
Apenas serviços essenciais, como creches e Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão atendendo normalmente. Nas escolas municipais não tem aula, somente o setor administrativo está funcionado. Na prefeitura, alguns servidores aderiram à paralisação e o atendimento é parcial.
Os servidores pedem aumento de R$ 100,00 no vale alimentação e reajuste salarial de 20% para quem recebe um salário mínimo. “São cinco anos que o servidor está recebendo R$ 10,00 de vale alimentação”, afirmou Rosnete Maria Hubler, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos. O assessor Administrativo, Valdecir Lago reconheceu que o valor do vale é baixo. “Até entrou em pauta a extinção desse valor, porque realmente chega a ser humilhante”, disse.
Os guardas municipais também aderiram à paralisação. Eles pedem que a escala de trabalho volte a ser de 12 por 36 horas. Atualmente eles trabalham seis horas todos os dias.
Na segunda-feira (11), durante assembleia, os servidores entregaram a prefeitura uma lista com 27 reivindicações, mas nenhuma foi atendida. Eles haviam dado o prazo de 72 horas para o município apresentar uma contra proposta, como não tiveram um resposta, decidiram pela paralisação, segundo Rosnete.
O município diz que está aberto a negociações e que considera a paralisação irregular. “Nós não tivemos outra alternativa senão entrar judicialmente contra a paralisação para resguardar os cidadãos de São Miguel”, afirmou Lago.
Fonte: g1.globo.com/pr