Prefeitura inicia comemorações da Semana da Pátria


Começou hoje (1), às 8h, as comemorações da Semana da Pátria, promovida pela Prefeitura de Londrina até o dia 7 de setembro, quando acontece o tradicional desfile do Dia da Independência. Na abertura, houve apresentação da Banda de Metais de Londrina e dos alunos da Escola Municipal de Carlos Kraemer. A solenidade foi realizada no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha, em frente à Prefeitura.

As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e envolvem hasteamento das bandeiras, pronunciamentos oficiais, apresentações culturais e a participação de alunos de escolas municipais.

Durante a abertura, a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, agradeceu ao prefeito o empenho concedido à área da educação e disse estar feliz por tê-lo como parceiro nessa caminhada. “Em Londrina, estamos tendo uma oportunidade de ouro graças ao prefeito Alexandre Kireeff, que prioriza diariamente a educação, por princípio. Ele me cobra diariamente a construção de Centros Municipais de Educação Infantil e a melhoria da qualidade na oferta desse serviço público. Em nome de Londrina agradeço. Como você prometeu na sua campanha para prefeito, Londrina está mudando”, concluiu.

Ações corretas

Para o prefeito Alexandre kireeff, patriotismo é investir em Educação, Saúde e obras úteis à população, além de combater a corrupção e cumprir as leisJá o prefeito falou a respeito das pequenas ações cotidianas que demonstram o patriotismo da nação. “Seguir o que está escrito na Constituição é uma demonstração inequívoca de patriotismo, assim como é também investir na educação, em saúde e participar do processo político. Colaborar, dedicar e ter consciência de que nossos atos constroem o país do futuro é um ato fundamental para a construção patriótica. É impossível ser patriota e não ser cúmplice no cotidiano das ações corretas, honestas, transparentes e da participação na construção da cidade. O patriotismo exige o compromisso com a construção de um mundo melhor”, finalizou Kireeff.   

Hoje, o membro da Força Expedicionária do Brasil, José Soares Neto, hasteou a bandeira nacional, ao lado do chefe de gabinete, Márcio Stamm que hasteou a paranaense e do diretor da Guarda Municipal, Osmar dos Santos, que hasteou a londrinense.

Além deles, participaram da solenidade de abertura da Semana da Pátria, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, membros da Guarda Municipal, o subtenente do Tiro de Guerra, Alexandre Saatkamp, membros da 4ª Companhia – Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e os alunos e professores das escolas municipais Dalva Fahl Boaventura e Joaquim Vicente de Castro.

Programação de terça-feira

Amanhã (2), 18 crianças da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães vão fazer uma apresentação de sapateado. Em seguida, cinco estudantes da Escola Municipal Carlos Dietz vão se apresentar, seguidos pelos alunos da Escola Zumbi dos Palmares e da Bartolomeu de Gusmão.

Sobre o Desfile

O tradicional desfile que encerra a Semana da Pátria será no domingo (7), na Avenida Arcebispo DomPara o prefeito Alexandre kireeff, patriotismo é investir em Educação, Saúde e obras úteis à população, além de combater a corrupção e cumprir as leis Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), a partir das 9h. Até o momento, estão inscritos mais de 3,5 mil participantes, número superior de pessoas que desfilaram na última edição. Das escolas municipais serão 1.050 alunos no desfile. A expectativa de público é de cerca de 10 mil cidadãos.

O desfile das escolas terá como bandeira o tema “Londrina 80 anos”, em que cada escola homenageará uma década da história da cidade. Serão lembradas épocas importantes como a era dos imigrantes e do café, locais emblemáticos como o Calçadão e até o time do Londrina Esporte Clube.

Além das escolas, vão participar do Desfile Cívico membros das polícias Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, além de diferentes instituições e entidades locais. Também haverá apresentações esportivas de modalidades como taekwondo, capoeira, futebol, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Londrina