Cerca de 50 agentes comunitários de saúde começam a trabalhar nas UBSs de Londrina


Os 253 agentes comunitários de saúde (ACS) aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde estão passando por treinamento desde a última segunda-feira (1°). Nesta quarta (3), cerca de 50 deles iniciaram seus trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina.

Os que começaram a trabalhar em campo já tinham o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, que  Ã© ministrado pela Escola de Saúde Pública, do governo estadual. Este curso é obrigatório para o exercício da profissão. Aproximadamente 20% dos agentes já fizeram a capacitação porque trabalharam como servidores temporários para a Secretaria de Saúde.
Os demais profissionais vão passar pelo treinamento inicial que segue até o final da próxima semana. Eles foram divididos em três turmas, sendo que as duas primeiras começaram as aulas na segunda-feira (1°), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30,  e devem encerrá-las nesta sexta-feira (5). A terceira turma começará as aulas na segunda-feira (8) e terminará na sexta-feira (12).
Esta é a primeira fase do treinamento, que tem ao todo 20 horas. O curso completo será ministrado futuramente pela Escola de Saúde Pública e terá 440 horas de aulas. Depois de finalizada a primeira parte, os agentes podem começar a trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde.
O curso inicial contempla conteúdos referentes às diversas patologias crônicas como diabetes e hipertensão, visitas domiciliares, atendimento básico de recém-nascidos a idosos, assim como noções de ética e trabalho em equipe. As aulas estão sendo ministradas pelos profissionais da Coordenação de Educação, Estágio e Pesquisa e da Diretoria e Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: londrina.odiario.com