Professora é esfaqueada durante aula em Piraquara


Uma professora de inglês foi esfaqueada na manhã desta quinta-feira (4) enquanto lecionava, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com testemunhas, um aluno do 9º ano, de 14 anos, levantou durante a aula e esfaqueou a docente, que escrevia no quadro negro no momento da agressão. O menino foi apreendido pela Polícia Militar no início da tarde desta quinta e levado para a Delegacia de Piraquara.
Segundo a polícia, depois que o adolescente esfaqueou a professora, ele largou a faca no local do crime e saiu correndo a pé. Em seguida, o Batalhão de Patrulha Escolar de Curitiba (Bpec) foi acionado e várias equipes foram ao local. O adolescente foi visto perto da escola e os policiais começaram a persegui-lo. Depois de pular alguns muros e se esconder dentro de uma casa, o menino foi apreendido.
De acordo com o tenente David Parise do Amaral, da Polícia Militar, o adolescente não falou sobre o caso. "Ele não resistiu à apreensão, agiu com frieza, não quis falar nada, e foi levado à delegacia."
O delegado titular da Delegacia de Piraquara, Guilherme Fagundes, contou que policiais civis foram à escola para reunir testemunhas que possam falar sobre o caso. O pai do adolescente esteve na delegacia para prestar esclarecimentos. "Ele estava bastante abalado, com olhos lacrimejando. O jovem nunca teve passagens pela polícia antes disso", explica Fagundes. O adolescente pode ser indiciado por flagrante de ato infracional por tentativa de homicídio, segundo o delegado.
Fagundes informou que, por enquanto, o adolescente deve ficar na delegacia. Assim que sair a autorização, ele deve ser encaminhado à Justiça e à promotoria local. O delegado diz que a partir de então, "provavelmente", o adolescente será levado para o Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco, em Piraquara.
Estado de saúde da professora
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a professora Ana Paula Marino Cezar foi encaminhada de helicóptero até o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, em estado grave.
O quadro clínico da professora é estável e ela não corre risco de morte, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Ela sofreu ferimentos nas mãos, braços e costas, onde as facadas foram mais profundas e atingiram um dos pulmões. Mesmo assim, segundo o boletim médico, ela não vai precisar passar por cirurgia, nem ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A professora está consciente e passou por exames, entre eles uma tomografia, e os médicos aguardam os resultados para prosseguir com o tratamento. Por enquanto, não há previsão de alta.
O caso aconteceu na Escola Estadual Ivanete Martins de Souza, no bairro Guarituba, em Piraquara.
Aulas suspensas
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) do Paraná informou que as aulas foram suspensas nesta quinta por causa do incidente, mas devem ser retomadas normalmente na sexta-feira (5). A secretaria disse lamentar o corrido e informou que está prestando toda a assistência à professora e aos familiares.
Nos próximos dias, segundo a Seed, a pasta deve se reunir com membros do Batalhão de Patrulha Escolar (Bpec) e com integrantes da escola para conversar sobre o fato e dar orientações.
"A Secretaria de Estado da Educação esclarece que o fato ocorrido na escola é uma situação isolada, e frente à totalidade do número de escolas existentes na rede estadual, não representa a realidade existente na relação entre professores e alunos", diz a nota.
Fonte: Jornal de Londrina