Quatro UBSs de Londrina passam a atender no período noturno a partir de terça-feira


A partir da próxima semana as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ouro Branco (região sul), Conjunto Lindoia (região leste), Conjunto Aquiles Stenghel (região norte) e Jardim Santiago (região oeste) começam a atender também no período noturno, em dois dias fixos. O horário normal de funcionamento dessas unidades é das 7h às 19h. Com a mudança, elas estenderão o atendimento até às 22h, sempre nas terças e quintas-feiras. Excepcionalmente nesta semana, a UBS Lindoia funcionará com o novo horário na segunda-feira (12) ao invés de terça-feira.

A ampliação do horário de atendimento faz parte de um projeto-piloto da Prefeitura implementado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Eliana Marussi, assessora da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), a iniciativa terá duração inicial de seis meses e, após esse período, será realizada uma avaliação de indicadores para confirmar a necessidade do funcionamento das unidades nestes moldes. "Conforme a análise dos resultados, como a procura pelo serviço, será estudada a ampliação do atendimento e a viabilidade de incorporá-la oficialmente na rotina de trabalho", explicou.

O atendimento visa beneficiar os trabalhadores que não conseguem ir às UBSs durante o expediente normal de funcionamento. "Aquelas pessoas que não podem sair do local de trabalho para procurar atendimento ou para acompanhar seus filhos e familiares terão estes dois dias da semana com horário estendido para ir até essas unidades", ressaltou.

Os serviços prestados no horário estendido serão os mesmos oferecidos durante o período normal de funcionamento.

Fonte: londrina.odiario.com